Graduação

Alexandre Iscaife trilhou os caminhos para tornar-se médico na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Desde o primeiro ano, além de excelente aluno nas disciplinas obrigatórias, envolveu-se com temática extracurricular abrangente diretamente relacionados a cirurgia, urologia e biologia molecular. Sempre envolvido em pesquisa, deu seus passos iniciais já no primeiro ano da graduação, com Iniciação Científica que envolvia o estudo de uma proteína de sinalização que promove o crescimento de vasos, o VEGF, na próstata e testículos de ratos para avaliar seu papel na fertilidade. O trabalho foi feito sob orientação do Professor Hernandes Faustino de Carvalho, reconhecido pesquisador na área de biologia molecular da próstata, no laboratório de matriz extracelular da UNICAMP.

No mesmo ano, na área de obstetrícia, como a segunda Iniciação Científica estudo os efeitos do corticoesteroide antenatal na maturação pulmonar dos recém-nascidos prematuros, sob orientação da Dra. Helaine Milanez.

No segundo ano da faculdade ingressou por meio de concurso na Liga do Trauma da UNICAMP, grupo acadêmico de estudos com enfoque ao atendimento de pacientes politraumatizados, o que permitiu experiência precoce na área de cirurgia de urgência e emergência e atendimento inicial no pronto-socorro.

O grupo era chefiado pelo saudoso Professor Mario Mantovani, um dos pioneiros no Brasil nessa área.

Entre o segundo e terceiros anos da faculdade, começou a terceira Iniciação Científica na área de cirurgia fetal experimental no saudoso laboratório Michael Harrison, sob orientação do Professor de Cirurgia Pediátrica Lourenço Sbragia Neto, com objetivo de avaliar as consequências de uma técnica de cirurgia (traqueoclusão) intra-útero em fetos de ratas para estudo da terapia fetal para hérnia diafragmática congênita.
No mesmo ano participou da publicação cientifica da primeira cirurgia intra-utero em humanos para essa doença realizada no Brasil.

Toda essa trajetória na graduação possibilitou que o aluno Alexandre Iscaife fosse contemplado com quatro bolsas de iniciação científica do PIBIC-CNPQ e que recebesse três distinções e prêmios acadêmicos obtidos em 2006, no último ano da graduação, a saber: Prêmio Osvaldo Cruz na área de cirurgia, concedido pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no COMU por seu trabalho realizado na área de cirurgia fetal, o Prêmio Adolfo Lutz na área de Ginecologia e Obstetrícia, concedido pelo Centro Acadêmico da UNICAMP por seu trabalho na área de Obstetrícia e o Prêmio Futuro Cirurgião, concedido pela Faculdade de Medicina da UNICAMP para o melhor aluno da cadeira de cirurgia ao longo dos seis anos de graduação.

Residência Médica

Decidido a retornar a São Paulo, sua terra natal, Dr Alexandre Iscaife ingressou para a Residência Médica em cirurgia geral da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, onde consolidou a formação cirúrgica iniciada na graduação e confirmou dentre todas as áreas cirúrgicas, sua paixão pela Urologia. Após o término dos dois anos de cirurgia geral, ingressou para a Residência Médica em Urologia da Escola Paulista de Medicina. Por três anos mostrou sua dedicação, capacidade e habilidade cirúrgica, recebendo em 2010 o premio Residente Destaque concedido pela Disciplina de Urologia da Escola Paulista de Medicina.

Doutorado na USP

Ao término da Residência Médica de Urologia, após aprovação na prova de Título de Especialista em Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia, dando prosseguimento aos interesses desenvolvidos muito precocemente durante a graduação nas áreas de biologia molecular e próstata, Dr Alexandre Iscaife ingressou no programa de doutorado da Divisão de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com bolsa de Doutorado concedida pela Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa de são Paulo). Sob orientação da renomada uropatologista, Profa. Dra Katia Ramos Moreira Leite, chefe do Laboratório de investigações médicas da Urologia (LIM-55), desenvolveu a tese “O uso de MicroRNA para o tratamento do câncer de próstata: estudos in vitro e in vivo”, defendida em brilhante arguição no ano de 2016, com posterior publicação na revista Apoptosis.

Carreira no Hospital da Clínica da FMUSP

Enquanto desenvolvia seu projeto de Doutorado, Dr Alexandre Iscaife foi contratado como assistente da clinica urológica no setor de próstata realizando cirurgias semanais com os residentes da urologia, as cirurgias realizadas com os residentes em treinamento são: RTU de próstata, Prostatectomia Transvesical Laparoscopica, Millin e HoLEP.

Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (IAVC)

No IAVC realiza semanalmente cirurgias oncológicas por via laparoscópica, principalmente para câncer de próstata e de rim, além disso atua como assistente do programa de fellowship da instituição.

Fellowship de cirurgia robótica e laser (HoLEP) no Hosptal San Raffaele – Itália

No ano de 2018 realizou clinical fellowship em cirurgias robóticas, laparoscopia e HoLEP na Ospedalle San Raffaele em Milão na Itália sob a orientação dos professores Francesco Montorsi e Alberto Briganti. A Ospedalle San Raffaele é referencia internacional e cirurgias robóticas e pesquisa, nesse hospital o Dr. Alexandre Iscaife ampliou sua experiência em cirurgias robóticas para câncer de próstata, rim e bexiga além do HoLEP. Dr Alexandre Iscaife é autorizado pela Intuitive Surgical a realizar cirurgias robóticas no Brasil. Certificado pela Intuitive Surgical para realização de cirurgias robóticas.